domingo, 4 de abril de 2010

A pipa

Acabei de ver um filme que gostaria de não ter visto: guerra ao terror. O filme é bom, mas fiquei no escuro pensando - gritando pra mim: chega de filme de guerra. Chega. Não aguento mais. Como se ainda precisássemos de um filme que nos mostra a crueldade da guerra, a bi-polaridade das pessoas, a falta de sentido...bom, tem gente que precisa, e muito. Mas essa gente vai ver o filme e re-pensar os próprios conceitos? É sempre o mesmo filme: Platoon, Apocalypse Now, Full Metall Jacket, Saving Private Ryan, thin red line..etc.
E sempre acaba sendo a mesmo discussão: o diretor/ a diretora fez uma crítica do jeito que gostamos ou fez um elogio "aos nossos soldados"? Foi demais ou foi demenos?
(...)

Mas tinha uma cena que não sai da minha cabeça: o nosso soldado deitado no chão - depois da detonação de uma bomba amarrada numa pessoa que não quis morrer. Ele consegue abrir os olhos e lá vê uma pipa no sol. Um menino, pelo visto não muito impressionado com o acontecido, está correndo com uma pipa bem bonita, colorida (talvez amarela, não lembro)...

Não sei, mas tenho visto muitas pipas por ai. E eu amo pipas. Deixei uma, minha companheira de longa data, num lugar longe mas não muito distante daqui...lembro dela quando vejo a criançada correndo, soltando uma pipa, rindo, parecendo feliz, parecendo criança. Mas ultimamente o sabor da imagem ficou amarga..

Uma certeza virou pergunta para depois se tornar uma questão...

Nenhum comentário: