quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

...vamos apresentando Tübingen!


Oi gente, aqui voces têm a foto mais atual da nossa cidadezinha...Admito que é muita sacanagem minha, pois nao faz juz à belezura que é. Mas a gente, mais especificamente os que vimos de fora, vive com Tübingen uma relacao de gato e rato -  e nem sempre se sabe quem é o rato e quem o gato. É amor e odio - ao mesmo tempo ou revezadamente. Uns dizem que é uma Cidade Universitária, outros dizem que a cidade é uma Universidade. Com certeza é uma simbiose dos dois. Nos orgulhamos do fato de viver na cidade mais bonita e estudar/trabalhar numa das universidades mais antigas (desde 1477) e ao mesmo tempo passamos a vida reclamando dela..quem diria que "Alma Mater" se referia mesmo à uma relacao de mae e filho...?  ..to be continued..

5 comentários:

Juliana disse...

hahaha... perfeito... é difícil mesmo explicar, dependendo da época do ano, do dia do mês, se choveu ou se fez sol, pode ser o inferno ou o melhor lugar do mundo...

chris disse...

Tüüübingen .. jaja. Das ist sone Sache. Seit 2004 sitz ich nun hier in dieser "Metropole" und kann dem Ort an sich immer noch nicht wirklich viel abgewinnen. Mein Eindruck ist, dass sich Tübingen weltoffen und tollerant gibt aber das ganze sich dann doch schließlich mit provinzieller Spießigkeit vermischt. Es ist halt ne kleine Stadt am Rand der Alb bzw doch seine 40 km von der nächst größeren Stadt (Stuttgart) entfernt. Bestes Bsp hierfür find ich immer noch, dass man unter der Woche um 12 Abends nichts mehr findet wo man nochn Bier bekommt. Gäbe es hier nicht die Uni und vll noch das Schloß, es würde sich eigentlich niemand hierfür Interessieren.
Der Großteil der Studenten hier kommt aus dem Umland und fährt wohl am Wochenende Heim (wenn man sich die Zahlen so anschaut). Eigentlich gibts auch nich viel mehr als Studenten. Am Wochenende oder in den Semesterferien fehlt eigentlich nur der vom Wind getriebene Busch der über die Wilhelmstraße hüpft.
So mal ganz grob eben nu :)
*winkz*

Jule disse...

Bom, pelo jeito o Chris nao se sente muito em casa aqui..diz que é só por causa da Universidade e do castelo que vem gente de fora e que os Tubingenses nao se mesclam com o mundo afora. Diz que se acham abertos e tolerantes e nao passam de burguêses seja de classe alta ou média.

Bom, mas também estamos aqui por uma razao, né: pois com tudo dá pra pensar e cismar, e pensar e cismar muito! É como o queijo debaixo da queijeira (assim se fala?)...o debate, a discussao, a briga entre os academicos é enorme; nao tem como se afastar da vida intelectual (só as freguesias de letras e economia conseguem).

Mas aí a porca torce o rabo: pois eles costumam ficar entre si. Raramente levantam a queijeira...é facil ficar saturado, dificil de se arrumar uma manifestacao contra Universidade paga e por ai vai...

Em resumo, aqui também tem de tudo, a questao é o que fazemos com o que aprendimos debaixo da queijeira...

beijos, Julia

Unknown disse...

Amada,
não sei nada de Tübingen além do fato de existir uma Universidade anciã por aí.
Parece uma cidade, no mínimo, pacata porém longe de ser monótona.
Aproveito o momento e reclamo que vc escreve mais em alemão do que em português!
Shame on you.
Bjs

Jule disse...

Adorei a concusao que vc fez -talvez ate inconscientemente - a principio é uma cidadezinha pacata nao monótona com uma Universidade ancia. Ponto. Euc acho que todos concordamos e mesmo assim nunca ou-vi tanto debate e crise entre os que vivem e estudam aqui e os que vivem e estudam em outras cidades semi-parecidas. Em Freiburg td mundo feliz feito Poliana. Em Heidelberg quase a mesma coisa, Göttingen- felizissimos e por ai vai. Bom, por enquanto esta é a minha visao dos fatos...pode até ser um tópico inutil ou ridiculo, mas já que está nas nossas cabecas melhor resolve-lo uma vez por todas...